Formulário de busca Buscar

Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - BA

DESDE 1964
FAZENDO A EDUCAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA

Paulo Afonso - Bahia

Positivo
Geral

Equipamentos tecnológicos nos ambientes de aprendizagem

Marcos Pinheiro - Comunicação

Entender que não adianta só dispor de equipamentos tecnológicos nos ambientes de aprendizagem, sem que haja uma metodologia clara, já é um bom começo na hora de analisar que tipo de educação você quer para o seu filho, e mais, se a escola desejada atende a realidade pedagógica da nova geração.

O Colégio Sete de Setembro, localizado em Paulo Afonso (BA), tem mostrado em seu trabalho que usar ou não equipamentos tecnológicos nos ambientes de aprendizagem já não é uma questão de escolha, mas, sim, um princípio natural para garantir que o desenvolvimento do aluno esteja integrado ao seu tempo.

 

Inclusão Tecnológica

Ser uma escola comprometida com o uso de equipamentos tecnológicos nos ambientes de aprendizagem é favorecer competências digitais necessárias para as demandas da nova sociedade. Isso não só em sua proposta pedagógica, mas, principalmente, na prática dos seus projetos.

Para o Colégio Sete, usar equipamentos tecnológicos nos ambientes de aprendizagem significa:

  • Estimular uma nova dinâmica de aprendizagem cada vez mais atrativa; 
  • Inserir os pais no contexto digital; 
  • Ser uma escola referência quando o assunto é segurança e ética digital.

“Vale reforçar que o digital não substitui as relações pessoais. Ele deve ser um agente agregador e que provoque a produção colaborativa do conhecimento entre professores e alunos. Os equipamentos tecnológicos nos ambientes de aprendizagem estão aí para otimizar o processo de ensino, eles são mais uma ferramenta, cada vez mais essencial, assim como a lousa, o caderno e os livros”, disse a psicopedagoga Kátea Barros.

 

Parceria Editora Positivo

Assim como outras instituições preocupadas em oferecer uma melhor experiência educacional aos seus alunos, o Colégio Sete de Setembro também investe em um sistema de ensino. A parceria do colégio com a Editora Positivo reforça esse diferencial, que reserva um conjunto de tecnologias que reúne rede social exclusiva, jogos, livro digital, conteúdos, avaliações, simulados, aplicativos e projetos colaborativos.

Vamos conhecer os equipamentos tecnológicos nos ambientes de aprendizagem que a Editora Positivo possui?

- Portal Educacional

É um portal que permite a união perfeita entre conteúdo, segurança e tecnologia. Para os alunos, facilita o aprendizado e organiza a rotina escolar, incentivando a interação entre os colegas de turma e seus professores. Para os pais, é um espaço protegido que permite acompanhar a vida escolar dos filhos e interagir com a escola.

- Positivo ON

A nova plataforma virtual de aprendizagem da Positivo é um mais um conjunto de tecnologias e recursos que irão potencializar a aprendizagem e o engajamento do aluno. Com uma dinâmica adaptativa, ou seja, no ritmo do aluno, as Trilhas de Aprendizagem (atividades) permitem: ao professor, o melhor acompanhamento do desempenho de cada estudante; ao aluno, o reforço dos conteúdos trabalhados; e, aos gestores, um melhor planejamento escolar almejando resultados cada vez melhores.

No vídeo abaixo, acompanhe com mais detalhes essa novidade e como a família pode ficar mais próxima da rotina escolar do aluno:

- Laboratório Móvel
Com o Laboratório Móvel de Informática (LMI), equipado com tablets, a tecnologia pode ser levada às salas de aula por meio do Access Point Ruckus, que permite o compartilhamento entre as turmas. O LMI possui, também, um notebook com o Programa Conecta, desenvolvido pela Positivo Tecnologia, no qual o professor pode controlar e visualizar tudo o que os alunos acessam nos tablets. 

- Mesa Educacional
A Mesa Educacional utiliza animações, vídeos, áudios e realidade aumentada para conquistar a atenção dos alunos e tornar o aprendizado mais natural e divertido. Com ela, os alunos aprendem a reconhecer letras; construir palavras e associá-las a seus significados; ler, criar e interpretar textos. Além de possuir recursos para quem tem necessidades especiais.

- Aprimora
Também de caráter adaptativo, o Aprimora funciona assim: conforme o desempenho do aluno, a plataforma apresenta novas questões de maior ou menor complexidade. Ao identificar a dificuldade do estudante, o Aprimora lança recursos de apoio que o ajudam a tirar dúvidas, respeitando o seu ritmo de aprendizagem e possibilitando que ele saiba em que precisa melhorar. Também faz parte desse recurso o Aprimora Textos, que estimula a leitura, interpretação e criação.


O Colégio Sete de Setembro com você em apenas um clique

E a infraestrutura tecnológica do Colégio Sete não para só na parceria com a Editora Positivo.  No colegiosete.com.br, a escola mantém um excelente e eficiente canal de comunicação entre os estudantes, as famílias e comunidade em geral. É nele que estão localizadas todas as informações institucionais de interesse dos pais no acompanhamento dos seus filhos no dia a dia escolar. Tudo isso em um ambiente virtual moderno, facilitando o acesso a informações de forma rápida e objetiva.

É ainda no site do colégio que se encontra o Portal Educacional Sete, sistema que possibilita aos alunos e familiares o acesso restrito ao acompanhamento escolar e administrativo do educando matriculado na instituição. Por meio dele, os pais ficam informados sobre as notas por prova, presença, atividades e conteúdos complementares, além de consulta a extratos das mensalidades, emissão de boletos bancários e renovação on-line de matrícula.


Em Paulo Afonso e região, só o Colégio Sete conquistou os selos “Escola Digital Segura”

Por todo o seu investimento em equipamentos tecnológicos nos ambientes de aprendizagem, o Colégio Sete de Setembro foi o único que conquistou na região os selos “Escola Digital Segura” (2014/2015/2016), proposta para todas as instituições educacionais interessadas em aplicar as melhores práticas pedagógicas no uso das novas tecnologias e governança de Tecnologia de Informação, de acordo com as leis brasileiras.

Os selos da certificação “Escola Digital Segura” foram criados pelo Instituto iStart para apoiar as instituições no uso ético, segura, saudável e legal dos recursos tecnológicos, dentro e fora da sala de aula. O Sete se destacou por conseguir os quatro selos em suas três participações e, por isso, já faz parte do pequeno grupo das 22 escolas diferenciadas.

Para a certificação, o Colégio Sete se envolve em um processo contínuo de aprimoramento. Capacitação de professores, realização de palestras para alunos, campanhas educativas de combate ao bullying e cyberbullying, além de ações de conscientização junto às famílias, são algumas das etapas para a garantia dos selos. 

 

ÚLTIMA DICA: Atenção, pais!

Para que o aluno possa usufruir dos equipamentos tecnológicos nos ambientes de aprendizagem, é necessário que você, pai, esteja também aberto ao novo. Não tem muita habilidade com os recursos digitais?  Atualize-se! Aproveite para aprender mais acompanhando as atividades do seu filho. Além de enriquecer os laços entre família, aluno e escola, pode ser uma ótima e divertida oportunidade de favorecer a troca de conhecimento entre gerações.

Faça um tour pelos ambientes tecnológicos do Colégio Sete de Setembro. Para agendar uma visita guiada à instituição e conhecer mais sobre a inclusiva e moderna proposta pedagógica, clique aqui.

Enviar notícia Imprimir notícia Whatsapp

Mais notícias

Mural Sou parte dessa história

Seja aluno, pai, professor, colaborador... Cada um deixa sua parcela de contribuição para o brilho dessa história. Este é o espaço para compartilhar e relembrar os momentos vividos no Colégio Sete de Setembro.

Enviar foto Veja +
Atendimento Online
CERSPA Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso. Entidade mantenedora do Colégio Sete de Setembro e Espaço Social. Espaço Social Investimento socioeducacional do grupo de ensino Sete de Setembro FASETE Faculdade Sete de Setembro. Instituição de Ensino Superior privada de Paulo Afonso - Bahia.