Partindo do princípio de que maker em inglês significa criador, o Movimento Maker é uma extensão da cultura “Faça Você Mesmo”, que incentiva a produção prática e manual por parte de pessoas comuns, fazendo-as criar, consertar e modificar objetos, desenvolvendo projetos com suas próprias mãos.
O principal intuito da Cultura Maker nas escolas é fazer do aluno o protagonista do seu desenvolvimento intelectual, por meio de atividades desafiadoras, estimulantes para a solução de problemas e que serão fundamentais para o futuro.
Não que esse tipo de cultura seja contrária à teoria. Mas, a ideia central está em aflorar habilidades no ser humano que ele, certamente, encontraria dificuldades caso aprendesse por meio de uma folha de papel. Clique aqui e saiba mais sobre a Cultura MAKER.
A Sala de Inovação atende aos projetos de robótica e da Cultura Maker (faça você mesmo) utilizando a metodologia STEAM, que integra as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.
De acordo com estudos internacionais, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, se baseia no conceito de Learning by doing, ou seja, aprender fazendo.
A escola de hoje deve se adaptar à realidade e incentivar uma nova cultura, em que a construção criativa e o domínio da tecnologia vão melhor preparar os estudantes para todos os âmbitos da vida.
Em um ambiente moderno, a sala, que ainda está em reforma, funcionará como uma vitrine para toda a escola. Nela, os alunos terão aulas utilizando o Lego Education, as aulas do Nave à Vela, cursos do Vc Maker, Robótica e Programação.
STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics.
É considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos, que tem o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.
Em atividades focadas na Metodologia STEAM, alunos resolvem problemas, pensam ‘’fora da caixa’’ e se beneficiam de um aprendizado interdisciplinar.
A primeira turma do curso VC Maker no Colégio Sete foi concluída em dezembro de 2019. O VC Maker é um programa educacional de atividades complementares para turmas do Ensino Básico. Nesses cursos os alunos irão se engajar na solução de desafios, se envolver em projetos de criação e construção, além de adquirir habilidades fundamentais para o futuro, que serão atestadas por meio de credenciais digitais.
O Colégio Sete utiliza diversas Metodologias Ativas, dentre elas o PEERS INSTRUCTION ( Desenvolvido por Eric Mazur na década de 1990 em Harvard, baseia-se na abordagem de problemas por grupos formados por dois alunos, ao qual discutem e formulam cenários e possíveis soluções, o que promove o compartilhamento de ideias e a colaboração); além de plataformas e/ou aplicativos como o SOCRATIVE e KHOOT para elaboração de quizzes e testes preparatórios, via competição de acertos e resolução em menor tempo. Também é utilizado PLICKERS, sistema de leitura de códigos de respostas rápidas, ao qual o mediador atua imediatamente diante dos resultados obtidos.
Por meio das plataformas do Sistema Positivo de Ensino temos as Trilhas de Aprendizagem. Elas são indicadores orientados de conhecimento prévios e/ou desenvolvimento na aula sobre um determinado objeto de conhecimento, são compostas pela sondagem, reforço, conteúdo, avaliação e saiba mais, cuja função é promover a autoanálise.
O programa de pesquisa internacional Inventura Experience Powered by BBC micro:bit é uma solução educacional concebida para apoiar as escolas no projeto de estimular seus alunos a fazerem descobertas e invenções, desenvolvendo habilidades cognitivas e sociais, aprendendo a ser, a conviver, a fazer e a aprender.
As soluções LEGO® Education são baseadas na estrutura 4Cs, ou seja, o aprendizado acontecerá por meio de quatro etapas: Connect (Conectar), Construct (Construir), Contemplate (Analisar) e Continue (Continuar).
Os conjuntos LEGO Education foram desenvolvidos com o intuito de encorajar os alunos a serem mais investigativos e construírem o conhecimento por meio de suas vivências.
A Mesa Educacional Alfabeto possui recursos de realidade aumentada, tecnologia que permite a interação de objetos reais com ambientes virtuais em 3D. Conta com uma câmera de marcadores (tags) com imagens dos personagens, que são capturadas pela câmera e transformadas em imagens 3D, que podem ser manipuladas como pequenas “marionetes virtuais”.
Com a Mesa, os alunos aprendem a reconhecer letras, construir palavras e associá-las a seus significados, ler, criar e interpretar textos. Apresenta ainda recursos exclusivos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Inteligência de Dados e Personalização. Esse é o grande diferencial do Eduqo, mais uma inovação do Colégio Sete aderida em 2019.
Com o Eduqo, os professores permitem que os alunos aprendam a qualquer hora e em qualquer lugar em dispositivos móveis, notebooks, tablets e celulares. Funciona em qualquer dispositivo!
Também é possível que os professores acompanhem o registro de atividades dos alunos em tempo real, de qualquer computador, tablet ou celular. Dessa forma o professor otimiza o tempo e melhora o aprendizado dos alunos.
Ensino engajante
Além de poder estudar e realizar tarefas de qualquer lugar, os alunos gostam de interagir com as atividades, com a sensação de que estão em uma rede social.
QMágico
O QMágico potencializa as ações pedagógicas, possui integração com diversas tecnologias e práticas educacionais.
Ensino híbrido
Preparando-se para o futuro, o Colégio Sete, ao aderir ao Eduqo, inovou sua prática de educar em sala de aula por meio de plataformas e sites, expandindo suas possibilidades.
Sala de aula invertida
Professores podem compartilhar materiais antes da aula ou criar atividades para casa com correção automática.
O Eduqo está disponível para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais (5º ano), do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio+ do Sete.
Seu filho tem um acompanhamento ainda mais personalizado e contínuo, com análise inteligente do desempenho individual e acompanhamento mais dinâmico dos pais.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir