Baixe o aplicativo do Colégio Sete e tenha acesso rápido ao Portal Educacional no seu celular

Nossos Diferenciais

Cultura Maker

  • Cultura Maker
    Cultura Maker
  • Sala de Inovação
    Sala de Inovação
  • Sala de Inovação
    Sala de Inovação
  • Inventura
    Inventura
  • Inventura
    Inventura
  • Lego
    Lego
  • Lego
    Lego
  • Lego
    Lego
  • Mesa Educacional Alfabeto
    Mesa Educacional Alfabeto
  • Robótica - Realidade Aumentada Positivo
    Robótica - Realidade Aumentada Positivo
  • Robótica
    Robótica
  • Robótica
    Robótica
  • Robótica
    Robótica
  • Steam
    Steam
  • VC Maker
    VC Maker

Cultura Maker - Saiba o que é

Partindo do princípio de que maker em inglês significa criador, o Movimento Maker é uma extensão da cultura “Faça Você Mesmo”, que incentiva a produção prática e manual por parte de pessoas comuns, fazendo-as criar, consertar e modificar objetos, desenvolvendo projetos com suas próprias mãos.

O principal intuito da Cultura Maker nas escolas é fazer do aluno o protagonista do seu desenvolvimento intelectual, por meio de atividades desafiadoras, estimulantes para a solução de problemas e que serão fundamentais para o futuro.

Não que esse tipo de cultura seja contrária à teoria. Mas, a ideia central está em aflorar habilidades no ser humano que ele, certamente, encontraria dificuldades caso aprendesse por meio de uma folha de papel. Clique aqui e saiba mais sobre a Cultura MAKER.

Sala de Inovação

A Sala de Inovação atende aos projetos de robótica e da Cultura Maker (faça você mesmo) utilizando a metodologia STEAM, que integra as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.

De acordo com estudos internacionais, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, se baseia no conceito de Learning by doing, ou seja, aprender fazendo.

A escola de hoje deve se adaptar à realidade e incentivar uma nova cultura, em que a construção criativa e o domínio da tecnologia vão melhor preparar os estudantes para todos os âmbitos da vida.

Em um ambiente moderno, a sala, que ainda está em reforma, funcionará como uma vitrine para toda a escola. Nela, os alunos terão aulas utilizando o Lego Education, as aulas do Nave à Vela, cursos do Vc Maker, Robótica e Programação.

Metodologia Steam

STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics.

É considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos, que tem o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desafios do futuro.

Em atividades focadas na Metodologia STEAM, alunos resolvem problemas, pensam ‘’fora da caixa’’ e se beneficiam de um aprendizado interdisciplinar.

VC Maker

A primeira turma do curso VC Maker no Colégio Sete foi concluída em dezembro de 2019. O VC Maker é um programa educacional de atividades complementares para turmas do Ensino Básico. Nesses cursos os alunos irão se engajar na solução de desafios, se envolver em projetos de criação e construção, além de adquirir habilidades fundamentais para o futuro, que serão atestadas por meio de credenciais digitais.

Metodologias Ativas e Gamificação

O Colégio Sete utiliza diversas Metodologias Ativas, dentre elas o PEERS INSTRUCTION ( Desenvolvido por Eric Mazur na década de 1990 em Harvard, baseia-se na abordagem de problemas por grupos formados por dois alunos, ao qual discutem e formulam cenários e possíveis soluções, o que promove o compartilhamento de ideias e a colaboração);  além de plataformas e/ou aplicativos como o SOCRATIVE e  KHOOT para elaboração de quizzes e testes preparatórios, via competição de acertos e resolução em menor tempo. Também é utilizado PLICKERS, sistema de leitura de códigos de respostas rápidas, ao qual o mediador atua imediatamente diante dos resultados obtidos.

Por meio das plataformas do Sistema Positivo de Ensino temos as Trilhas de Aprendizagem. Elas são indicadores orientados de conhecimento prévios e/ou desenvolvimento na aula sobre um determinado objeto de conhecimento, são compostas pela sondagem, reforço, conteúdo, avaliação e saiba mais, cuja função é promover a autoanálise.

Inventura - Micro Bit

O programa de pesquisa internacional Inventura Experience Powered by BBC micro:bit é uma solução educacional concebida para apoiar as escolas no projeto de estimular seus alunos a fazerem descobertas e invenções, desenvolvendo habilidades cognitivas e sociais, aprendendo a ser, a conviver, a fazer e a aprender.

Lego Education

As soluções LEGO® Education são baseadas na estrutura 4Cs, ou seja, o aprendizado acontecerá por meio de quatro etapas: Connect (Conectar), Construct (Construir), Contemplate (Analisar) e Continue (Continuar).

Os conjuntos LEGO Education foram desenvolvidos com o intuito de encorajar os alunos a serem mais investigativos e construírem o conhecimento por meio de suas vivências.

Mesa Educacional Alfabeto

A Mesa Educacional Alfabeto possui recursos de realidade aumentada, tecnologia que permite a interação de objetos reais com ambientes virtuais em 3D. Conta com uma câmera de marcadores (tags) com imagens dos personagens, que são capturadas pela câmera e transformadas em imagens 3D, que podem ser manipuladas como pequenas “marionetes virtuais”.

Com a Mesa, os alunos aprendem a reconhecer letras, construir palavras e associá-las a seus significados, ler, criar e interpretar textos. Apresenta ainda recursos exclusivos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

EDUQO

Inteligência de Dados e Personalização. Esse é o grande diferencial do Eduqo, mais uma inovação do Colégio Sete aderida em 2019.

Com o Eduqo, os professores permitem que os alunos aprendam a qualquer hora e em qualquer lugar em dispositivos móveis, notebooks, tablets e celulares.  Funciona em qualquer dispositivo!

Também é possível que os professores acompanhem o registro de atividades dos alunos em tempo real, de qualquer computador, tablet ou celular. Dessa forma o professor otimiza o tempo e melhora o aprendizado dos alunos.

Ensino engajante

Além de poder estudar e realizar tarefas de qualquer lugar, os alunos gostam de interagir com as atividades, com a sensação de que estão em uma rede social.

QMágico

O QMágico potencializa as ações pedagógicas, possui integração com diversas tecnologias e práticas educacionais.

Ensino híbrido

Preparando-se para o futuro, o Colégio Sete, ao aderir ao Eduqo, inovou sua prática de educar em sala de aula por meio de plataformas e sites, expandindo suas possibilidades.

Sala de aula invertida

Professores podem compartilhar materiais antes da aula ou criar atividades para casa com correção automática.

O Eduqo está disponível para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais (5º ano), do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio+ do Sete.

Seu filho tem um acompanhamento ainda mais personalizado e contínuo, com análise inteligente do desempenho individual e acompanhamento mais dinâmico dos pais.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Prosseguir
CERSPA Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso. Entidade mantenedora do Colégio Sete de Setembro e Espaço Social. Espaço Social Investimento socioeducacional do grupo de ensino Sete de Setembro UniRios Centro Universitário do Rio São Francisco. Instituição de Ensino Superior privada de Paulo Afonso - Bahia.