Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

Veja principais orientações contra a COVID-19

- Dorisvan Lira | Dep. Comunicação
Crédito: reprodução André Mello/O Globo

O decreto de situação de emergência pelo poder executivo municipal por conta do avanço do número de casos do coronavírus, a suspensão das aulas e de eventos públicos, consequentemente, têm elevado a preocupação das famílias. É preciso manter a calma, essas ações visam, justamente, conter o avanço do COVID-19.

Vale, lançar mão de orientações já bastante exploradas na mídia e pelo Ministério da Saúde. Reforce com pessoas do seu convívio e, principalmente, com as crianças, com os adolescentes e com os idosos os seguintes hábitos:

Outra orientação importante diz respeito à própria condição da suspensão das aulas. As famílias devem ter em mente que não se trata de pequenas férias. O que significa que programas que estamos habituados a fazer devem ser evitados, portanto:

• Evite festas;
  • Evite passeios;
  • Evite viagens;
  • Evite locais com aglomeração de pessoas.

Ficar em casa, o máximo possível, é o melhor a fazer agora. Nesse período, organize uma rotina com as crianças de forma que os conteúdos escolares possam ser consultados. Também é importante conversar com elas sobre o momento que estamos vivendo.

De acordo com orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso/BA, as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença, como tosse, febre alta e falta de ar, ou as assintomáticas que tiveram contato com alguma pessoa infectada pelo vírus, deverão procurar os postos de saúde da Atenção Básica, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h.

Nos fins de semana, deverão se dirigir ao Centro de Especialidades Médicas, que estarão em regime especial de atendimento, tanto do Centro, localizado em frente a Bob’s, como no BTN, das 8h às 17h. ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

Nos horários em que não tenham atendimento nem nos postos nem nos Centros de Especialidades, a população deverá procurar o HNAS, no Centro, ou HMPA, no BTN.