
O CERSPA completa 53 anos de sonhos e realizações na área da educação
- Adriano VidalConstruindo uma história de cidadania, humanidade e de inclusão social, a cada passo trilhado na estrada da vida, e elevando a fé e a perseverança de quem se imaginava sem oportunidades. Foi assim que, o Professor Gilberto Gomes de Oliveira, deu início à sua trajetória de luta e investimento na educação de um povo. Do inconformismo, surge o Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso – CERSPA.
Forquilha, lugarejo do município de Glória-BA, localizado à margem direita do rio São Francisco, sede de um dos maiores empreendimentos do Nordeste, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, fato contrastante com a realidade local, desprovida de qualquer tipo de progresso. Esse foi o município contemplado pelas idéias do Prof. Gilberto. Povo que, em 11 de abril de 1955, em meio ao tumulto e desequilíbrio social, teve acesso à sua primeira instituição de ensino básico fora do acampamento CHESF, a Escola Evangélica Antônio Balbino.
Apesar do abandono e das mazelas de desigualdade do lugar, a bravura desse homem e dos seus amigos, ergueu-se ainda com mais força e dedicação, e, com o olhar à frente do seu tempo e das limitações ora impostas, sobressaiu-se, dando continuidade a um belo projeto educacional de livre acesso a todos. Diluindo fronteiras sociais e estagnando o crescimento desordenado do analfabetismo de um povo sofrido, acolhido pela tapera em busca de emprego, não obstante, sem condições dignas de sobrevivência. Esse projeto se concretizou com a fundação do Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso – CERSPA, em 13 de abril de 1958.
O que há 53 anos parecia utopia, já é realidade. Atualmente, o CERSPA atende, não somente aquele lugarejo do sertão nordestino, que só obteve sua emancipação política aos 28 de julho de 1958, e que é hoje uma cidade reconhecida por seus encantos naturais, chamada de Paulo Afonso, mas também, todas as cidades circunvizinhas, oferecendo seus serviços educacionais e de inclusão social por meio do Colégio Sete de Setembro e Espaço Social Sete de Setembro.
Parabéns a todos que contribuíram e continuam a cooperar, a cada dia, para a perpetuação dessa história. E que fizeram do SONHO do Prof. Gilberto, UMA REALIZAÇÃO de todos nós!