Fale Conosco
Formulário de busca Buscar

Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - BA

DESDE 1964
FAZENDO A EDUCAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA

Paulo Afonso - Bahia

Positivo
Educação Infantil

Tudo que você precisa saber na hora de colocar o seu filho na escola

Marcos Pinheiro - Comunicação

Toda criança quando inicia sua vida escolar precisa do tripé socialização + estímulos + cuidados. Por isso, hoje, algumas escolas já firmam o compromisso de uma educação diferenciada, inclusiva e de qualidade desde o 1º ano de idade. E experiências da prática pedagógica, aliadas a pesquisas científicas, comprovam o avanço no desenvolvimento das crianças inseridas nesse contexto.

Atentas a este cenário e aos anseios das famílias em colocar o filho na escola mais cedo, algumas instituições de ensino redefiniram o ingresso na Educação Infantil a partir de 1 ano e 5 meses, como é o caso do Colégio Sete de Setembro, localizado em Paulo Afonso (BA). As equipes pedagógicas entendem que a antecipação da experiência escolar garante um rendimento educacional diferente daqueles alunos que não passaram por essa modalidade.

A partir da Lei Nº 12.796, de abril de 2013, a Educação Infantil passou a fazer parte da Educação Básica. Com ela, toda criança com 4 anos de idade deve estar matriculada. No entanto, para colocar o seu filho na escola antes dessa faixa etária não existe uma idade exata, já que essa é uma decisão a ser avaliada de acordo com as necessidades da rotina familiar e sem obrigatoriedade.

“Quando o seu filho vem para a escola mais cedo ele será estimulado no seu desenvolvimento global. De forma lúdica, os profissionais da educação que são preparados para trabalhar com esse nível vão estimular a criança em seu desenvolvimento na área emocional, social, afetiva, na própria área cognitiva, e de um modo especial, a psicomotora”, explicou a psicopedagoga do Colégio Sete de Setembro, Kátea Barros.

 

Mas para refletirmos melhor sobre a hora certa de colocar a criança na escola, vamos lhe responder três perguntas bem frequentes entre os pais:


Seu filho está preparado para ir à escola? 

Pense!... Se eu preciso ficar ausente do ambiente familiar por um período, ou se, mesmo tendo disponibilidade de passar mais tempo com ele em casa, eu prefiro que meu filho tenha outras vivências, se há condições de matriculá-lo em uma escola que atenda alunos antes dos 4 anos de idade é preferível optar por um ambiente seguro e adequado para os devidos cuidados da criança. Não é mesmo? 

Sem contar que, na escola, a criança vivenciará experiências que normalmente em casa a gente não consegue proporcionar para ela. Por volta dos 2 anos de idade a criança já apresenta autonomia em termos de movimentação. Nessa fase, o pequeno geralmente se sente mais curioso, facilitando a sua solicialização com os coleguinhas de turma.  

É natural que muitos pais sintam uma angústia quando é chegada essa hora de colocar o filho na escola. Por isso que não só a criança, mas vocês, pais, também devem estar preparados emocionalmente para encarar essa fase. Como em todos os momentos da vida em que deparamos com o desconhecido, esse é um processo que requer adaptação. Permita-se tranquilizar quando, através da união entre os sentimentos da criança e o que a escola tem a oferecer, perceber que a instituição escolhida se adaptará ao seu crescimento. 

Quando uma instituição de excelência se compromete a proporcionar um acompanhamento pedagógico, com diálogos constantes com os responsáveis, de forma a garantir reflexões periódicas sobre a educação do seu filho, as necessidades tanto da família quanto da criança são preenchidas. Além de que melhor são as chances de adaptação e de lições que são levadas para a vida.


Por que colocar a criança agora na escola cedo se ele só vai brincar? 

Colocar o seu filho na Educação Infantil assim, cedinho, significa pensar no futuro e investir em um presente que dê a ele oportunidades de aprendizagens com educadores preparados para fazê-lo “pensar” sobre o mundo, sem oferecer resoluções prontas, mas o ensinando a questionar, refletir e construir suas próprias respostas. 

Portanto, não se engane. Por mais que sejam voltadas para as crianças, as escolas de Educação Infantil não promovem somente brincadeiras e, quando promovem, elas têm papel fundamental na formação do aluno. Uma instituição de ensino de qualidade deve compreender o desenvolvimento dos pequenos, estimular e promover o lúdico, além de espaços adequados para esse momento.


Qual escola escolher? 

Sem dúvida, o principal questionamento nessa hora é se a escola possuí propósitos firmes sobre a educação, que aliados a um conjunto de profissionais, ambientes e tecnologias que auxiliam no desenvolvimento do conhecimento, preocupa-se, sobretudo, em efetivar a importância da família em todas essas etapas iniciais da vida estudantil.

Então, antes de colocar o seu filho para estudar, observe se a escola se encaixa com sua rotina e os princípios pregados pela sua família. Conheça o local em que a criança irá conviver, atente-se para a higienização dos espaços, cuidados com segurança. Converse com os profissionais e entenda quais são as propostas pedagógicas que a escola oferece para cada idade. 

Por ter necessidades muito individuais por volta dos 2 anos de idade, outro detalhe é verificar a disponibilidade da instituição em dedicar a atenção aos seus alunos em pequenos grupos de convívio. No Colégio Sete, a instituição organiza a Educação Infantil agrupando as seguintes faixas etárias:
 
Grupo 1 (Maternal I) - para crianças que completam 17 meses até março de 2018;
Grupo 2 (Maternal II) - para crianças que completam 2 anos até março de 2018;
Grupo 3 (Maternal III) - para crianças que completam 3 anos até março de 2018;
Grupo 4 (Infantil I) - para crianças que completam 4 anos até março de 2018;
Grupo 5 (Infantil II) - para crianças que completam 5 anos até março de 2018.


Para já ir praticando uma das nossas dicas, que tal conhecer de pertinho o Colégio Sete de Setembro e o seu trabalho com a Educação Infantil? Agende uma visita através do (75) 3501.3530. Ou, você pode também ter mais informações para não restar dúvidas de que chegou a hora de colocar o seu filho na escola. Basta clicar aqui para se cadastrar.

Enviar notícia Imprimir notícia Whatsapp

Mais notícias

Mural Sou parte dessa história

Seja aluno, pai, professor, colaborador... Cada um deixa sua parcela de contribuição para o brilho dessa história. Este é o espaço para compartilhar e relembrar os momentos vividos no Colégio Sete de Setembro.

Enviar foto Veja +
CERSPA Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso. Entidade mantenedora do Colégio Sete de Setembro e Espaço Social. Espaço Social Investimento socioeducacional do grupo de ensino Sete de Setembro FASETE Faculdade Sete de Setembro. Instituição de Ensino Superior privada de Paulo Afonso - Bahia.