Aula-passeio em aldeia indígena ressalta os aspectos da população pauloafonsina | Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

Colégio Sete de Setembro

Busca Contato Menu
Formulário de busca
» Portal Educacional » Matrículas 2018

Aula-passeio em aldeia indígena ressalta os aspectos da população pauloafonsina

Marcos Pinheiro - Comunicação + FOTOS

Destacando também a relação da comunidade com o Em um intercâmbio de conhecimentos, a tribo Truka Tupã, situada na área rural de Paulo Afonso (BA), recebeu mais uma vez os alunos do Colégio Sete de Setembro. A visita fez parte de algumas vivências realizadas com as turmas do 4º ano - Ensino Fundamental, durante o III bimestre.

A atividade extraclasse, desenvolvida pelas professoras Cléa Bernardo, Elídia Santos, Emanuela Cariri e Rosimeire Cariri, este ano partiu dos estudos dos diferentes aspectos da população pauloafonsina. Pesquisa, produção textual, apresentação de trabalhos, debates sobre o tema e rodas de conversa também fizeram parte do projeto e antecederam a aula-passeio na aldeia.

“Dentro da temática vimos a possibilidade de trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar, de maneira que os alunos pudessem conhecer uma comunidade recém-formada e uma cultura diferente da sua, bem como identificar os impactos ambientais decorrentes de atividades sociais ou econômicas”, explicou Cléa Bernardo.

Na aldeia, as turmas contaram com a recepção da cacica Neide, que mostrou a oca, as moradias, plantações, a escola e a fábrica de tijolos ecológicos. Além da visita guiada, a chefe da tribo respondeu as dúvidas dos alunos. O que não faltou foram olhinhos curiosos em toda a atividade.

E sair da sala de aula para ter contato direto com o que antes era visto apenas nas páginas dos livros, é sempre uma aventura. “É mais do que válido proporcionar momentos assim, que favorecem o reconhecimento do respeito à herança indígena como parte da diversidade do povo brasileiro”, ressaltou a professora Cléa.