Ex-aluno do Colégio Sete é aprovado em três mestrados, entre eles o da UNICAMP

- Marcos Pinheiro - Comunicação
Crédito: Acervo pessoal João Lucas em premiação no ano de 2016.
João Lucas em premiação no ano de 2016.

Como muito bem dizia o saudoso Prof. Gilberto Gomes de Oliveira, fundador do Colégio Sete de Setembro, “O educador só se realiza na realização dos seus educandos”. E foi com esse sentimento que a instituição recebeu a notícia de que João Lucas de Souza Silva, aluno egresso do Sete, conquistou a aprovação em três mestrados, entre eles o da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

João Lucas foi aluno do Colégio Sete de Setembro desde a Educação Infantil e concluiu o Ensino Médio em 2011. Segundo o jovem acadêmico, o Sete lhe deu, na época, base para que conseguisse aprovações em diversos vestibulares, todos em universidades e cursos que queria, com boas colocações em instituições federais e privadas.

“O Colégio Sete fez com que eu adquirisse total confiança no momento de prestar os vestibulares, devido aos simulados anteriormente realizados. [...]o estudante que cursa o Ensino Médio tirando boas notas no Sete, chegando em disciplinas de cálculos, a exemplo, não sente tanta dificuldade para evoluir o seu aprendizado”, destacou.

Em 2012, João optou por cursar Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Daí para frente o sucesso em sua trajetória acadêmica só aumentou. Sendo um dos primeiros quatro formandos do IFBA - Paulo Afonso, João ganhou destaque em sua graduação desde o primeiro período, por interligar seus conhecimentos de informática à Engenharia Elétrica em suas pesquisas.

“O IFBA forneceu total suporte, mesmo sendo uma instituição nova, concedendo auxílios que possibilitaram a realização dos projetos e apresentações em diversos eventos, concluindo o curso com cerca de 41 publicações, entre resumos, expandidos, artigos nacionais e internacionais, além de uma patente de um sistema de limpeza de painéis fotovoltaicos que desenvolvi com outra estudante”, contou João.

Com toda a bagagem de conhecimento adquirida no Colégio Sete de Setembro e o currículo no IFBA, João Lucas conseguiu uma base que lhe garantiu o ingresso no mestrado na sua área, algo que sempre esteve em seus objetivos. Foram três aprovações: 1º lugar na Universidade Federal de Sergipe - UFS, entre duas vagas disponíveis; 2º lugar na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; e a aprovação na UNICAMP, a qual ele optou por iniciar.

No fim de 2017, João Lucas visitou o colégio para uma palestra aos alunos do Ensino Médio+, inspirando-os como exemplo de sucesso na carreira acadêmica. E para as novas turmas, ele não esqueceu de, mais uma vez, reforçar suas dicas:

"A primeira recomendação é cumprir sempre tudo que é proposto pelos professores dentro do prazo, isso é o básico para preparação quanto ao vestibular e à própria vida. No que tange a escolha do curso, a dica é listar os cursos dentro da área que você mais gosta durante o Ensino Médio e buscar fazer o que forneça melhores oportunidades de mercado. Tem-se hoje conceitos multidisciplinares, o que permite ao aluno, por exemplo, usar seus conhecimentos em uma área para crescer em outra”.