Baixe o aplicativo do Colégio Sete e tenha acesso rápido ao Portal Educacional no seu celular

Espaço Social inicia projetos aprovados pelo CMDCA

- Adriano Vidal

Após aprovação dos projetos inscritos no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA, em novembro de 2009, o Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso - CERSPA, por meio do Espaço Social Sete de Setembro, iniciou as atividades com as crianças e os adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, contemplados pelos projetos Espaço do Saber: Novo Tempo, Nova Vida e Geração Aprendiz.

Projeto Piloto na Cidade de Paulo Afonso, coordenado por Socorro Araujo, o Projeto Novo Tempo proporciona a 40 crianças, de quatro anos de idade, a participação no Ensino Integral e com metodologia diferenciada. Tem a importante parceria do Colégio Sete de Setembro, onde os pequenos, após as aulas regulares (matutino) no Espaço Social, frequentam atividades educativas e recreativas (vespertino) no Sete, possibilitando, dessa forma, o intercâmbio educacional e cultural – e sem nenhum custo para as famílias.

Sob a coordenação de Fátima Carvalho, o Projeto Nova Vida atente a 100 adolescentes advindos das escolas públicas de nossa cidade, divididos em quatro grupos, em dois turnos – sempre no horário oposto ao da escola regular. O diferencial do projeto são as oficinas educacionais que acontecem quartas, quintas no Espaço Social, Português, Matemática, Cidadania e Informática e sextas-feiras, no Complexo Esportivo do Colégio Sete, os meninos participam das modalidades esportivas enquanto as meninas fazem aulas de artes.

Este ano, O Programa Geração Aprendiz foi iniciado com 25 adolescentes e sem nenhum custo com a formação teórica para as empresas; nos anos anteriores, as empresas que desejassem contribuir para a inserção formal de adolescentes no Mercado de Trabalho deveriam investir na formação teórica e na remuneração proporcional a jornada de trabalho do aprendiz. Para a coordenadora do programa, Elizângela Carvalho, "a aprovação pela Comissão Multiprofissional de Avaliação possibilitou maiores interesses de novas empresas e suscitou futuras parcerias e a perspectiva de mais duas turmas, somando 75 menores legalmente empregados, em apenas um ano".

Todas estas conquistas só foram possíveis graças ao apoio dos colaboradores, empresas, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso - PMPA e da aprovação dos projetos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e a credibilidade que o CERSPA conquistou em mais de meio século de trabalho e compromisso com o social.

Prosseguir
CERSPA Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso. Entidade mantenedora do Colégio Sete de Setembro e Espaço Social. Espaço Social Investimento socioeducacional do grupo de ensino Sete de Setembro UniRios Centro Universitário do Rio São Francisco. Instituição de Ensino Superior privada de Paulo Afonso - Bahia.