Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

Estudantes visitam Museu Arqueológico de Xingó, o MAX

- Lucas Henrique e Dorisvan Lira | Dep. Comunicação

Ir para além das quatro paredes da sala de aula. Ter contato direto com elementos que contam nossa história. Essa é realmente uma experiência marcante. Nesse sentido, estudantes do Ensino Fundamental – anos finais e do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Sete de Setembro participaram de uma visita ao MAX - Museu Arqueológico de Xingó.

É lá que está preservada uma coleção que ajuda a contar e entender como era a vida do homem primitivo que viveu no Baixo São Francisco.

Não faltaram olhares curiosos sobre os restos mortais fossilizados, maquetes e representações dos antepassados. As peças foram encontradas durante a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, pela Chesf, entre os anos de 1988 à 1997.

Segundo Zélia Lemos, Coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais. Os alunos puderam compreender melhor os conteúdos vistos em sala de aula, pois tiveram a oportunidade de ter contato com elementos e materiais primitivos. Assim, é possível que seja compreendido como era a cultural do homem primitivo, seus rituais e crenças.

Nossos alunos interagiram de forma surpreendente, fizeram várias perguntas aos guias do Museu. A visita ao MAX permitiu ganhos que foram além dos conhecimentos adquiridos em sala, destacou Andreia Ferreira, professora de Arte do Colégio Sete.

O passeio foi encerrado com um piquenique nas escadarias do museu.