Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

Geral

Segurança Digital – Colégio Sete garante mais uma Certificação Escola Digital Segura do iStart

- Natália Cleuber | Dep. Comunicação
Dra. Patrícia Peck (iStart), Jacson Oliveira (diretor do Sete) e Emerson Walter (diretor do Positivo)

Em tempos de tecnologia, acesso à internet e às plataformas on-lines para estudos, os cuidados precisam ser redobrados com a utilização desses meios por parte das crianças e dos adolescentes.

A internet, para ser considerada uma aliada, precisa ser muito bem monitorada, afinal de contas, ela proporciona uma infinidade de conteúdos.

O Colégio Sete, atento às questões como o cyberbullyng e as fakenews, aderiu à Certificação Escola Digital Segura, que é fruto da parceria entre a Editora Positivo e o Instituto iStart.

Esse instituto foi fundado pela advogada Dra. Patrícia Peck em 2010, pensando nessa nova realidade de mundo e visando em usufruir da internet mais vantagens do que desvantagens. Com renome nacional e internacional, o iStart tem como principal objetivo trabalhar, junto às famílias e às escolas, a segurança em tudo o que se refere ao acesso à internet.

O intuito desse projeto é diagnosticar a situação em que se encontram as escolas participantes, no que se tange o uso seguro e ético dos recursos digitais, assim como, prevenir incidentes digitais no ambiente físico e lógico, adequando para melhor utilização de ferramentas e recursos tecnológicos.

O iStart está presente em todos os Estados brasileiros, em todas as capitais e em mais de 1.000 municípios, além de estar presente nos EUA e em Portugal, através de parcerias com a Cartoon Networks, do Grupo Turner, da PB Kids e Rihappy Brinquedos e do projeto http://miudossegurosnanet.blogs.sapo.pt/.

Desde que aderiu ao projeto de Certificação Escola Digital Segura, o Colégio Sete tem se destacado, conquistando, anualmente, desde 2014, os 4 Selos: Tecnológico, Social, Normativo e Pedagógico.

Conquistar os 4 Selos não é uma tarefa fácil, muitas escolas participantes demoram anos para conquistar os 4 Selos e o Colégio Sete, desde que iniciou sua participação, conquista todos os Selos anualmente.

OS SELOS

As premiações Selo Escola Digital Segura acontecem em quatro níveis, do mais básico ao mais avançado, são eles, respectivamente:

Primeiro selo: Escola Digital Segura Tecnológico - é o mais básico. Aqui são verificados os recursos disponibilizados pela instituição e qual o grau de inclusão que ela já permite à comunidade local.

Segundo selo: Escola Digital Segura Social – onde são analisadas as ações sociais desenvolvidas pela escola, principalmente na área da ética e segurança digital para as famílias.

Terceiro selo: Escola Digital Segura Normativo – valida a escola em relação à conformidade documental, no que tange as regras de segurança digital, monitoramento, uso de imagem, direitos autorais, etc.

Quarto selo: Escola Digital Segura Pedagógico – é conferido à instituição que alcança um nível excelente de inserção dos temas de cidadania, ética e segurança digital na grade fixa de aulas e exercícios com os alunos.

Para saber mais sobre o iStart e sobre o Selo Escola Digital Segura acesse: www.familiamaissegura.com.br