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Em comunicado, Direção apresenta Programa de Auxílio ao Estudante Sete

- Dep. Comunicação

Em comunicado publicado nesta sexta-feira, 17/04, a direção do Colégio Sete de Setembro destacou as ações tomadas desde o início do estado de emergência, em função da pandemia de COVID-19.

Uma das novidades apresentadas é o Programa Emergencial de Auxílio ao Estudante SETE que tem como objetivo ajudar famílias que perderam parte ou toda a renda em função das medidas de isolamento social para conter o novo coronavírus.

Para participar basta acessar a página do programa e fazer o cadastro: www.colegiosete.com.br/programas/emergencial/

Confira o comunicado:

O Colégio Sete de Setembro, a partir da decretação das medidas de prevenção à pandemia de COVID-19 pelo Governo Federal, Governo do Estado da Bahia e Governo do Município de Paulo Afonso, não mediu esforços e até sacrifícios para cumprir integralmente essas determinações, em especial a suspensão de todo atendimento presencial, seja na forma de aula ou dos atos administrativos. No entanto, isso não significou parar de funcionar. Pelo contrário! Talvez nunca trabalhamos tanto em tão pouco tempo e com tanta intensidade.               

No âmbito educacional, amparados pela Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, publicada pelo Ministério da Educação, temos realizado um intenso trabalho para substituição das disciplinas presenciais por aulas e atividades que utilizam tecnologias de informação e comunicação, com a mobilização e enorme empenho dos nossos coordenadores de ensino e todos os nossos professores. Para suportar esse novo modelo de ensino, realizamos uma ampliação da nossa estrutura tecnológica, envolvendo desde link dedicado de internet, ampliação no uso do Portal Positivo ON e do Eduqo enquanto soluções na entrega de conteúdos, aquisição da plataforma G Suíte for Education, o que tem viabilizado a realização das aulas ao vivo (Classroom e Google Meet), disponibilidade de cronogramas e materiais de estudos por meio do Portal Educacional Sete, estúdio de gravação, sistema de web conferência, etc, além do incansável trabalho da equipe de TI. Tudo com o propósito de que nossos estudantes mantenham sua rotina de estudos e para que os efeitos dessa paralisação das aulas presenciais sejam minimizados. No que diz respeito às atividades práticas, é importante salientar que ao final do período de isolamento, serão devidamente compensadas, mediante calendário específico que oportunamente será apresentado.

No âmbito administrativo, impedidos de realizar atendimento presencial, modificamos a forma de trabalho (incluindo o home office), ampliamos e fortalecemos os serviços ofertados por nossos canais digitais, especialmente na página FALE CONOSCO no site da instituição. Saiba que um grande número de colaboradores está trabalhando para que você fique em casa.

Importante registrar que, apesar da suspensão das aulas presenciais, os custos com folha salarial (principalmente professores) e com despesas administrativas não cessaram. Pelo contrário, neste momento de reestruturação da oferta de ensino, o que se observa na verdade é um aumento desses gastos. Além disso, apesar da flexibilização da legislação trabalhista, não demitimos colaboradores e nem iremos reduzir seus direitos ou benefícios. Pelo contrário, estamos cuidando deles.

Esclarecemos que compreendemos e estamos sensíveis à crise financeira que assola muitas das famílias dos nossos estudantes, até porque ela nos aflige também. Talvez você não tenha conhecimento, mas, desde que a crise do Coronavírus se instalou, fiéis aos nossos princípios de responsabilidade social, temos atendido, caso a caso, as demandas financeiras que são apresentadas pelas famílias, buscando demonstrar a compreensão e solidariedade que cada situação exige, sempre com o devido cuidado para não gerar constrangimento ou desgastes pessoais para elas.

Informamos que, a despeito do movimento que vem ocorrendo na sociedade brasileira para redução de preços de produtos e, no caso específico da educação, das mensalidades escolares, até a presente data, nenhuma medida compulsória de redução dos valores foi estabelecida pelos órgãos competentes, sendo essa questão objeto de discussão entre as entidades representativas dos estabelecimentos particulares de ensino e o poder público. Salientamos que, caso haja alguma deliberação nesse sentido, o SETE, que ao longo da sua história sempre pautou sua atuação pelo cumprimento irrestrito dos mandamentos legais, não se furtará da obrigação de concedê-los, inclusive com o devido reembolso de valores das mensalidades porventura pagos, se houver o direito.

Quanto a esse tema, com o devido respeito aos que pensam diferente, acreditamos que, por uma questão de justiça, não podemos dar tratamento igual aos diferentes. Dentre as famílias de nossos estudantes, existem diversas delas que pertencem a grupos profissionais que não tiveram ou terão perda, redução de salário ou de outros rendimentos na atual crise. Por outro lado, existe um grande número de famílias dos nossos estudantes que estão inseridas no grupo que sofrerá o maior impacto, inclusive com a perda total da renda. Entendemos que é para elas que devemos destinar toda nossa atenção e esforços. Essas famílias, somente elas, precisam ser ajudadas a atravessar esse momento difícil. Se universalizarmos os descontos das mensalidades, além de colocar em risco o equilíbrio econômico-financeiro da instituição, certamente não atenderemos com a intensidade necessária e devida aqueles que mais precisam.

Para não ficar somente nas palavras, com o objetivo de sermos justos e de garantir maior transparência e equidade às nossas ações de apoio às famílias dos nossos estudantes impactadas pela atual crise, estamos criando o Programa Emergencial de Auxílio ao Estudante SETE, que poderá ser acessado da seguinte forma:

  1. Cadastramento no Programa, em sistema on-line, a partir do dia 20/04, na página de informações da quarentena no site colegiosete.com.br.
  2. O cadastramento consiste no preenchimento de um requerimento onde o responsável financeiro deverá informar o número de matrícula do estudante e a sua atividade profissional (o Programa é destinado somente para aqueles afetados pela pandemia).
  3. A última e principal etapa do cadastramento/requerimento é a justificativa de como o responsável financeiro ou a família foi ou será impactado pela crise da pandemia de COVID-19, com o devido upload da documentação comprobatória.
  4. Após o cadastramento/requerimento, as informações serão submetidas e analisadas por uma Comissão de Avaliação coordenada pelo Serviço Social Escolar – SSE do SETE, que emitirá parecer decisório em até 48 horas da efetivação completa do cadastro.

BENEFÍCIOS POSSÍVEIS:

  1. Flexibilização da data de vencimento e forma de pagamento das mensalidades durante o período da quarentena.
  2. Isenção dos encargos financeiros (multa/juros) decorrentes de atraso no pagamento das mensalidades do período da quarentena.
  3. Manutenção dos descontos por convênios e bolsas.
  4. Possibilidade de parcelamento das mensalidades de abril, maio e junho em até 10 meses (mediante avaliação de cada situação).
  5. Possibilidade de inclusão no programa de bolsa assistencial (mediante avaliação socioeconômica).

É oportuno reforçar que o SETE cuidará da situação de cada família ou responsável financeiro dentro das peculiaridades que cada caso demande, amparando-os da melhor forma possível. Acreditamos firmemente na premissa de que a justiça e a união de forças nos permitirá passar por essa crise de saúde e financeira.

Seguiremos atentos às orientações oficiais e à evolução da situação. Se outras medidas relevantes se fizerem necessárias, serão imediatamente adotadas.

Paulo Afonso – Bahia, 17 de abril de 2020.

Atenciosamente,

Gilberto Sérgio Gomes de Oliveira
Presidente do CERSPA

Jacson Gomes de Oliveira
Diretor

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