Baixe o aplicativo do Colégio Sete e tenha acesso rápido ao Portal Educacional no seu celular

Geral

“Traz água para o Velho Chico beber[...] traz água de qualquer jeito.”

- G7 Ambiental

A música intitulada “Rio Sedento” de Flávio Leandro traz uma mensagem de reflexão, pois retrata uma situação do Rio São Francisco pedindo água... água para beber. Porém, o que chama mais a nossa atenção é que “de triste chora a Serra da Canastra, se afasta para sempre do seu mar e de sede sofre o rio e a criatura”, ou seja, a ausência da água compromete a existência de todos da Biota (conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam determinado ambiente).

O cenário apresentado na música não está distante da realidade, pois 1 em cada 3 pessoas no mundo não tem acesso a água potável (UNICEF/OMS, 2019). No relatório de 2019, UNICEF e OMS ressaltam sobre as desigualdades de acesso à água, ao saneamento e à higiene, destacando que mais da metade do mundo não tem acesso a serviços de saneamento seguro (irregularidades nos serviços oferecidos).

Bem amigo leitor, não podemos ficar observando e/ou terceirizar as ações simplesmente para os gestores públicos, pois bem, o Grupo Sete assumindo a sua responsabilidade ambiental e alinhado com o  ODS nº6 da ONU, tem investido em sistemas que permitem o uso sustentável dos recursos hídricos, a exemplo da perfuração dos poços tubulares para utilização da água nos jardins e vasos sanitários e na captação e uso da água das centrais de refrigeração de ar também na irrigação dos jardins, outro exemplo está na construção da clínica de odontologia pois o modelo escolhido foi o steelframe (sem a necessidade de uso de água e com uma geração de resíduos em torno de 1%).

Diante dos cenários apresentados tanto na música e, principalmente, na vida real a ONU fez um chamado para sermos protagonistas das seguintes ações:

1º Acabar com a negação sobre a crise global de água;

2º Desligar a torneira e acabar com o desperdício;

3º Acabar com a poluição e com a destruição das bacias hidrográficas;

4º Criar soluções, ter ideias e inovações para garantir o acesso universal à água.

 

Fonte:

https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/1-em-cada-3-pessoas-no-mundo-nao-tem-acesso-agua-potavel-dizem-unicef-oms

https://www.un.org/en/events/waterdecade/

https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=6

https://www.youtube.com/watch?v=IAVdoNeHw08

 

Leia Mais

1 até 9 de 703 Próximo »   Fim »

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Prosseguir
CERSPA Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso. Entidade mantenedora do Colégio Sete de Setembro e Espaço Social. Espaço Social Investimento socioeducacional do grupo de ensino Sete de Setembro UniRios Centro Universitário do Rio São Francisco. Instituição de Ensino Superior privada de Paulo Afonso - Bahia.