
Grupo Sete e Clube Caraibeira realizam a 1ª Expo Bonsai de espécies do bioma caatinga em Paulo Afonso
- Dep. Comunicação
Dia 28 de abril é celebrado o Dia Nacional da Caatinga, a data foi instituída com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação e conservação do único bioma 100% brasileiro.
Este bioma tem uma das maiores biodiversidades do mundo, pois abriga 932 espécies de plantas, 178 de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas, muitas destas espécies são endêmicas (só ocorrem na caatinga), e infelizmente 43 espécies da fauna e 46 da flora estão ameaçadas.
Para comemorar esse dia, o Grupo Sete e o Clube Caraibeira Bonsai realizarão a 1ª Expo Bonsai de Espécies do Bioma Caatinga, que ocorrerá no Colégio Sete de Setembro, das 9h às 17h, e será aberto ao público.
A arte do bonsai (árvore cultivada em vaso) tem origem na China e posteriormente a cultura foi aprimorada no Japão e hoje é difundida em todo mundo, inclusive no Brasil.
Mais recentemente, são registrados os primeiros trabalhos utilizando as espécies nativas do bioma caatinga, produzidos no sertão nordestino, mais especificamente em Paulo Afonso-BA e região do Sertão do São Francisco.
Além da exposição bonsai, teremos amostras de sementes de espécies do bioma caatinga, pela Ong Agendha e de comidas feitas com raízes, folhas e outras partes, também de espécies do nosso bioma, através da Arcas e Ater Mulher de Jeremoabo-BA.