Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

Edu. Física participa da Semana da Criança com a Matroginástica

- Adriano Vidal

Os professores de Educação Física, juntamente com a Supervisão de Ensino da Educação Infantil do Colégio Sete de Setembro, realizaram, durante a programação da Semana da Criança, a Matroginástica, uma atividade pioneira na cidade, voltada à integração de pais e filhos durante a atividade física.

A Matroginástica é um composto de atividades, como alternativas para o lazer, com sistematização pedagógica, que buscam oferecer experiências significativas de movimentos envolvendo os pais e seus filhos, utilizando da recreação e/ou do lúdico, exercícios fáceis e divertidos, dinâmicos e de ótima assimilação para quem participa.

A realização dessa atividade contou com a excelente participação das famílias tornando o evento totalmente proveitoso, visto que, é a primeira vez que uma escola realiza esse tipo de atividade em Paulo Afonso, uma dinâmica prazerosa e que contribuiu para o resgate da afetividade, da cooperação e da solidariedade entre os participantes, demonstrando uma total socialização, tornando o momento de confraternização ainda mais importante.

Através da Matroginástica busca-se promover a participação e integração das famílias junto à escola, estreitando laços afetivos primordiais no processo de formação dos educandos. Seus benefícios são tanto fisiológicos, quanto psicológicos e sociais, pois contribuem para a promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como melhora a atenção e a concentração nas atividades desempenhadas e favorece o relacionamento social entre pais e filhos.

Já planejando as atividades de 2011, a coordenação de Educação Física fortalecerá essa proposta pioneira, e incluirá em seu calendário do ano letivo, encontros bimestrais entre os alunos e suas famílias, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.