Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

Alunos do 6º ano contextualizam o livro Imagens do Sertão, de Cristina Porto.

- Adriano Vidal

Visando ampliar os conhecimentos no tocante à importância do Rio São Francisco, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental realizaram trabalhos temáticos diversificados em sala de aula.

Divididos em grupos, os alunos fizeram pesquisas sobre lendas, músicas e particularidades das cidades ribeirinhas, percorrendo os caminhos do rio São Francisco e contextualizando as informações obtidas com o livro Imagens do Sertão, de Cristina Porto, adotado no 1º bimestre letivo, na disciplina de Literatura. Todos os materiais apanhados foram expostos nas salas de aula, após socialização dos trabalhos. De acordo com a professora Rozileide Menezes "o estudo proporcionou a captação de informações necessárias para um trabalho multidisciplinar, envolvendo as matérias de Literatura, Redação, História e Artes."

Atividades como essa incitam o trabalho grupal, a cooperação mútua, a interação, a pesquisa, a explanação oral, fortalecendo os ideais de uma instituição que prepara seus educandos para a atuação em diversos campos da sociedade.