Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

Sobre a Biblioteca Euclides da Cunha

- Adriano Vidal

A Biblioteca Euclides da Cunha tem trabalhado para desenvolver em seus usuários o hábito da leitura, com projetos lúdicos de contação de histórias, mala de leitura e teatro de fantoches para as crianças, além da biblioteca cultural com exposição de notícias atuais e um mural com os livros que foram mais lidos durante o mês.

No ambiente físico da biblioteca contamos com espaço para os serviços administrativos, cabines individuais, sala para estudo em grupos e local aconchegante para as crianças com livros de literatura infantil, material multimídia e livre acesso para todo o seu acervo bibliográfico. Para a política de empréstimo de livros, todos os alunos matriculados no colégio estão automaticamente cadastrados na biblioteca, e podem levar até três livros por vez. Como informativo das atividades desenvolvidas pela biblioteca mantemos, também, um boletim bibliográfico impresso e eletrônico, objetivando informar aos coordenadores, professores e alunos, livros, revistas, Jornais, CD’s, DVD’s, recentemente adquiridos pela biblioteca e que foram incorporados ao seu acervo.

Quanto aos serviços prestados pela biblioteca, podemos citar: computadores com acesso à pesquisa via internet, jornal diário, assinaturas correntes de revistas e empréstimo, devolução e reserva do acervo totalmente informatizados, com consulta on-line através da página da biblioteca. Existe ainda, a pesquisa orientada através da bibliotecária ou dos auxiliares, os quais são responsáveis pelo auxílio aos usuários. Diante do exposto, podemos verificar que a biblioteca é de grande importância no processo ensino-aprendizagem do Colégio Sete de Setembro, na formação de seus talentos humanos.