Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

Turmas do 6º ano dramatizam a história do livro Segredo de Agenda

- Adriano Vidal

Os alunos das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental dramatizaram, em sala aula, a história contida no livro Segredo de Agenda, de Telma Guimarães.

Essa atividade foi a culminância de um projeto realizado durante o 2º bimestre, num processo avaliativo por meio de leituras em sala de aula, debates pontuando as diferentes realidades vividas pelas personagens, abordando culturas e costumes. Para Rozileide Menezes, professora responsável pelo projeto: “dessa forma, os alunos podem vivenciar as histórias dos livros de literatura, ampliando seu modo de perceber a realidade”.

O livro relata a história de Síntia, uma adolescente de 14 anos, que vai passar as férias em Bananeiras, na casa dos avós. É a primeira vez que a garota passa o Natal longe do pai, depois que a mãe morreu, quatro anos atrás. Ela é uma patricinha assumida, daquelas que acham que tudo que se relaciona ao interior é brega.

Síntia chega à cidade do interior com a certeza de que ali passará os piores dias de sua vida. Porém, em Bananeiras, ela aprende lições importantes sobre convivência e entende que, para se conhecer verdadeiramente uma pessoa, é preciso deixar de lado preconceitos e estereótipos.

A professora Rozileide parabeniza seus alunos, que se empenharam em realizar mais um ótimo trabalho.