Baixe o aplicativo do Colégio Sete e tenha acesso rápido ao Portal Educacional no seu celular

Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

Visita Técnica – UNEB

- Adriano Vidal

Aconteceu, no dia 16/07, uma visitação técnica dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, ao Ciência Museu da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

A observação de experimentos científicos é uma oportunidade de possibilitar aos discentes do Colégio Sete de Setembro o contato com uma programação de exposições que contemplam temas básicos das Ciências, estimulando a curiosidade científica. Levar o conceito de aprendizado com entretenimento é a nossa prioridade.

A referida observação tratou-se da convivência com 30 equipamentos e experimentos científicos que traduzem os fenômenos através de conceitos simples e vivenciadas no nosso dia-a-dia.

Mexer, experimentar, tocar e interagir são palavras de ordem impossíveis de não serem seguidas dentro da realização dos experimentos demonstrados. A todo instante foi preciso acionar, alavancar, apertar botões, olhar em microscópicos ou movimentar o corpo de diversas formas, a fim de observar como os fenômenos físicos, químicos e biológicos acontecem. Inevitável, também, é se questionar o porquê de cada um deles. As explicações foram detalhadas em painéis explicativos, vídeos, animações e colaboração do professor. O mais interessante, e o que traz estímulo aos alunos, são as inovações na forma de mostrar Ciência e Tecnologia, muitas vezes inusitadas, como é o caso gerador de Van Der Graff. Logo, é possível vivenciar diversos fenômenos através da composição dos experimentos. O que fica claro é que nada é inserido de forma gratuita, tudo tem um significado e uma forma peculiar de se aprender o Ensino da Ciência.

Ana Cristina
Professora de Biologia

CERSPA Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso. Entidade mantenedora do Colégio Sete de Setembro e Espaço Social. Espaço Social Investimento socioeducacional do grupo de ensino Sete de Setembro UniRios Centro Universitário do Rio São Francisco. Instituição de Ensino Superior privada de Paulo Afonso - Bahia.