Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

Feira das Ciências 2008

- Adriano Vidal

A Feira das Ciências do Colégio Sete de Setembro do ano de 2008 contemplou as pesquisas vivenciadas, durante o ano letivo, pelos alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e do Ensino Médio.

A idéia que fundamenta este trabalho é baseada na certeza de que a iniciação científica dos nossos jovens possibilitará uma maior abertura de opções para sua vida acadêmica e, posteriormente, profissional. O incentivo se dá no intuito de tornar o aluno um cientista, pesquisador e investigador, direcionando seus estudos de forma específica. Enfim, levando-o a confrontação de toda espécie de desafios, inclusive de tempo e espaço.

Todo o desenvolvimento acadêmico do aluno, conforme narrado acima, constitui um dos pilares do Colégio Sete de Setembro, o precípio fim desta instituição, que é a realização do Projeto de Iniciação Científica. E essa proposta está apoiada em processos essencialmente dinâmicos que incorporam e valorizam a prática, o empirismo, e o método experimental de aprendizagem das ciências.

O Colégio Sete de Setembro agradece e registra seus votos de gratidão a todos os professores das áreas das Ciências e suas tecnologias, bem como a alguns professores de outras áreas que se prontificaram a nos ajudar. Também, em especial, é importante destacar o imprescindível incentivo e apoio dos pais e familiares.

Aprender a ver e a viver cientificamente exige conhecimentos anteriores e comprovação mediante práticas laboratoriais. Observando e anotando dados, a compreensão dos fatos científicos e das relações com o cotidiano se torna mais fáceis. Tudo isso comprova o que o Colégio Sete e os professores já sabiam, estudar Ciências é muito legal!

Parabenizamos a todos os nossos alunos.

Zuleik Correia de Oliveira
Coordenadora Geral do Evento