Prêmio Nacional: Colégio conquista Certificação Escola Digital Segura

- Natália Cleuber/ASCOM

O Instituto iStart e a certificação das Escolas

De acordo com últimos dados do IBGE, mais de 50% dos brasileiros estão conectados a internet. Há pontos positivos nesse fato, contudo, há perigos, como o cyberbullying e as páginas falsas que circulam pela web.
Pensando nessa nova realidade de mundo e visando em usufruir da internet mais vantagens do que desvantagens, foi fundado, no ano de 2010, o Instituto iStart. Este Instituto, de renome nacional e internacional, tem como principal objetivo trabalhar, junto às famílias e as escolas, a segurança em tudo o que se refere ao acesso à internet.

Em parceira com a Editora Positivo, o iStart criou o projeto de Certificação de Escola Digital Segura. O intuito desse projeto é diagnosticar a situação em que se encontram as escolas participantes, no que se tange o uso seguro e ético dos recursos digitais, assim como, prevenir incidentes digitais no ambiente físico e lógico, adequando para melhor a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos.

Hoje o iStart já conta com mais de 16 mil voluntários, já possui presença em todos os Estados Brasileiros, em todas as Capitais e em mais de 1.000 municípios, além de estar presente nos EUA e em Portugal, através de parcerias com a Cartoon Networks, do Grupo Turner, da PB Kids e Rihappy.

O projeto Certificação de Escola Digital Segura visa trazer soluções no quesito segurança digital nas escolas e possui várias etapas: formação, comprovações, elaboração de documentos necessários para maior blindagem, questionário e visita técnica de representantes do iStart. “O Instituto é super criterioso. Para ter uma noção, neste ano, apenas duas escolas, em todo o Brasil, conseguiram todos os Selos ao participar da premiação pela primeira vez, o Colégio Sete foi uma destas escolas.”, comemorou a coordenadora geral do Colégio Sete, Katea Barros.

A premiação do Colégio Sete de Setembro

O diretor administrativo do Colégio Sete, Gilberto Sérgio Gomes de Oliveira, e o diretor educacional, Jacson Gomes de Oliveira, receberam a Certificação Escola Digital Segura na cidade de Curitiba/PR, em março deste ano. Todo o corpo de colaboradores comemoraram a conquista. Os diretores ressaltam que o Colégio Sete sempre investirá em tecnologias que aprimorem o ensino, contudo, compreendem que cada avanço deve ser acompanhado com responsabilidade, garantindo aos alunos e colaboradores acesso seguro a esses meios tecnológicos.

Os Selos que o Colégio Sete de Setembro conquistou

As premiações Selo Escola Digital Segura acontecem em quatro níveis, do mais básico ao mais avançado, são eles, respectivamente:

• Primeiro selo: Escola Digital Segura Tecnológico - é o mais básico. Aqui são verificados os recursos disponibilizados pela instituição e qual o grau de inclusão que ela já permite à comunidade local.
  • Segundo selo: Escola Digital Segura Social – onde são analisadas as ações sociais desenvolvidas pela escola, principalmente na área da ética e segurança digital para as famílias.
  • Terceiro selo: Escola Digital Segura Normativo – valida a escola em relação à conformidade documental, no que tange as regras de segurança digital, monitoramento, uso de imagem, direitos autorais, etc.
  • Quarto selo: Escola Digital Segura Pedagógico – é conferido à instituição que alcança um nível excelente de inserção dos temas de cidadania, ética e segurança digital na grade fixa de aulas e exercícios com os alunos.

Para saber mais sobre o iStart e sobre o Selo Escola Digital Segura acesse: www.familiamaissegura.com.br

1 até 9 de 509 Próximo »   Último »