Colégio Sete de Setembro - Paulo Afonso - Bahia

III Gincana de Educação Ambiental – Realização: Embasa

- Adriano Vidal

O Colégio Sete de Setembro participou, no dia 17 de abril, no Ginásio de Esportes do CPA, da III Gincana de Educação Ambiental - “Água :Quem desperdiça não tem um pingo de consciência”, com uma equipe de 60 alunos da 4ª Série/5º Ano do Ensino Fundamental.

O presente evento, focando o Dia Mundial da Água, foi uma iniciativa e realização da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento, que promoveu a integração da comunidade escolar com abrangência de dez escolas da rede de ensino de Paulo Afonso, municipal e particular, sensibilizando os educandos dos problemas sócio-ambientais à formação de uma sociedade justa e ecologicamente equilibrada.

A estruturação da metodologia que foi utilizada possibilitou os alunos uma interação em todo o processo, perpassando pela realização de palestras educativas, visitas à estação de tratamento de água no município, pesquisas bibliográficas e, a culminância, com a brilhante gincana sobre a importância da água em nossas vidas.

A gincana foi vivenciada por meio de tarefas pertinentes ao tema como dramatizações, paródias, teatros, elaboração de faixas e cartazes, jogos de perguntas e respostas, atividades relâmpago e lúdicas, pautadas conforme regulamento. A dinâmica e diversidade das atividades perpassavam pela organização da equipe, torcida com maior animação, nome mais criativo da equipe, melhor grito de guerra, entre outras, no qual, o Colégio Sete de Setembro contemplou a 4ª colocação, participando pela primeira vez, desse Projeto.

Agradecemos a oportunidade da inserção nesse formato de Projeto ‘Meio Ambiente’, temática urgente e necessária, uma vez que, o ser humano, em todas as fases de sua vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio em que ele vive. Ele nasceu para aprender, descobrir e apropriar-se de conhecimentos desde os mais simples aos mais complexos, e é isso que garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico, criativo e ético.