Orientações

A disciplina escolar é um instrumento pedagógico que, além de harmonizar as relações interpessoais e ser um valor na formação de condutas compatíveis com a facilitação do processo ensino-aprendizagem, é também necessária à definição de parâmetros que serão balizadores do comportamento dos alunos, levando-os a sentir segurança e contribuindo, desse modo, para uma melhor estruturação de sua personalidade.

1. HORÁRIO ESCOLAR

TURNO DA MANHÃ
6h30min Abertura dos Portões
7h Início das Atividades
7h10min Fechamento dos Portões
11h20min Término das Atividades Ed. Infantil e Fundamental 1° ao 5° Ano
11h30min/12h20min Término das Atividades Ensino Fundamental 6° ao 9° ano
11h30min Término das Atividades Ensino Médio
TURNO DA TARDE
12h30min Abertura dos Portões
13h Início das Atividades
13h10min Fechamento dos Portões
17h20min Término das Atividades Ed. Infantil e Fundamental 1° ao 5° Ano
17h30min/18h20min Término das Atividades Ensino Fundamental 6° ao 9° ano
17h30min Término das Atividades Ensino Médio

2. ATRASO

3. COMPAREÇA AO COLÉGIO SEMPRE UNIFORMIZADO

O uso do uniforme é um forte aliado na questão de segurança, pois permite a identificação do aluno, tanto dentro como fora da instituição. Assim sendo, o uniforme é de uso obrigatório em todas as atividades realizadas no Colégio, seja no período da manhã ou da tarde. O aluno deverá comparecer devidamente uniformizado ao Colégio.

4. SAÍDA

Durante o horário das aulas, o aluno não poderá ausentar-se do Colégio, exceto com permissão da Coordenação, cuja autorização será obtida mediante a solicitação dos pais e devidamente registrada. O não respeito a este ítem implicará em medidas disciplinares.

5. FALTAS

Todas as aulas têm igual importância. Portanto, é fundamental que o aluno falte o mínimo possível e por sérios motivos, tendo o cuidado de comunicar à Escola, a fim de que sua justificativa seja registrada. A justificativa será validada no caso de apresentação do atestado médico.

6. O MATERIAL DIDÁTICO E TAREFAS

O aluno deverá apresentar-se, diariamente, com o material didático necessário às aulas e com suas tarefas escolares realizadas. A falta do material ou a não-realização e/ou entrega de tarefas resultarão no encaminhamento do aluno à Coordenação. É expressamente proibido o uso de material didático reproduzido.

7. RESPEITE O PATRIMÔNIO DA ESCOLA! ELE TAMBÉM É SEU

Todos são responsáveis pela manutenção do patrimônio da escola. A não conservação por parte do aluno ou da turma resultará: encaminhamento à direção escolar, configurando ocorrência disciplinar grave. O Conserto ou reposição dos objetos danificados ficará sob a responsabilidade dos responsáveis.

8. EVITE AGRESSÕES FÍSICAS E VERBAIS SEJA GENTIL COM AS PESSOAS

Toda e qualquer forma de agressão é inadmissível. Caso aconteça: O aluno será encaminhado à coordenação, configurando ocorrência disciplinar grave. Respeite colegas, alunos e funcionários. Valorize princípios democráticos. Evite apelidos. Denuncie ações discriminatórias.

9. CUIDADO COM AS CONDUTAS INADEQUADAS

São vetadas condutas inadequadas no ambiente escolar, as quais serão advertidas pelo controle disciplinar. Caso haja persistência na atitude, os alunos serão encaminhados à coordenação.

10. PROCESSO SÓCIO-EDUCATIVO

As medidas disciplinares são individualizadas e proporcionais à gravidade do caso.